Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência - (1821 a 1822) - Tomo 1

Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência - (1821 a 1822) - Tomo 1 - Coleção Diários de Viagem

Maria Graham - Tradução e Adaptação: Lia Licodiedoff Terbeck

Versión Digital

Disponible sólo en versión digital
Disponible para: Android iOS
por € 5,26 + IVA Añadir a la cesta


Detalles

Autor/Autores: Maria Graham - Tradução e Adaptação: Lia Licodiedoff Terbeck

ISBN v. impressa: 978652630798-4

ISBN v. digital: 978652630798-4

Encuadernación: Tapa blanda

Número de páginas: 146

Publicado el: 10/08/2023

Idioma: Português Brasileiro

Versión Digital (eBook)

Para leer en la aplicación exclusiva de Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones y Tablets con iOS y Android. No compatible con KINDLE, LEV, KOBO y otros lectores electrónicos.

Disponible para las plataformas:

  • Android Android 5 o posterior
  • iOS iOS 8 o posterior

No compatible para lectura en computadoras;
No permite la descarga del libro en formato PDF;
No permite imprimir y copiar contenido.

Compra apenas por el sitio de Juruá Editorial.

Sinopsis

Uma Viagem ao Brasil na Época da Independência (1821 a 1822) Tomo 1 é um relato de viagem escrito por Maria Graham durante a sua estadia no Brasil nos anos de 1821, 1822 e 1823. 

Provavelmente é o primeiro relato de viagem a ter uma narrativa da história recente do Brasil de forma organizada e realizado por uma mulher que estava à frente do seu tempo. Maria Graham combina a sua visão no próprio local do relato e nesse sentido, diferentemente da maioria dos relatos de viagem produzidos no início do século XIX, principalmente os de autoria feminina, empurra o relato de viagem em direção à história.

Maria Graham se mostra surpresa com as condições em que viviam os negros em mercados de venda de pessoas escravizadas, apresenta a situação dessas pessoas em condições miseráveis, choca-se com a quantidade de navios negreiros que chegavam ao porto de Salvador, lugar em que procura mais dados para informações sobre as embarcações que aportam nas terras brasileiras.

No Rio de Janeiro, elogia a beleza da cidade e a simpatia do povo brasileiro, dos mais importantes aos mais simples, desde o nobre em seus trajes de corte, até o camponês com a sua roupa simples.

Além de Salvador e Rio de Janeiro, visitou também Pernambuco, Recife, e não deixou de mostrar suas belezas e encantamentos, bem como não se esquivou de descrever o que lhe deixou pasma e triste por conta das condições de vida dos escravos.

Maria Graham em seu Diário mostra seu interesse por todos que conheceu, tanto nobres, camponeses, escravos como também pela flora e fauna que encontrou em seus belos passeios. 

Escreveu, por exemplo:

Todas as vezes que passo por um bosque no Brasil, vejo plantas e flores novas, e uma riqueza de vegetação que parece inexaurível. Hoje vi flores de maracujá de cores que dantes nunca observara: verdes, róseas, escarlates, azuis, ananases selvagens de belo carmesim e púrpura; chá selvagem, ainda mais belo do que o elegante arbusto chinês, palmeiras de brejo e inúmeras plantas aquáticas novas para mim. Em cada lagoazinha patos selvagens, frangos d´água e variedades de marrecos, nadam por ali com orgulho gracioso...”.

Assim, te convido a desvendar mais um pouco da nossa própria história, através dos olhos desta maravilhosa autora.

Ótima leitura!

Autor/Autores

MARIA GRAHAM

Maria Graham Lady Maria Dundas Graham Callcott, mais conhecida no Brasil como Maria Graham, nasceu em Cumberland, uma região da Inglaterra em 19.07.1785, e faleceu em Londres aos 57 anos, no dia 21.11.1842. Ficou conhecida como escritora viajante do século XIX e ao final de sua vida contava com uma obra de 16 livros escritos, além de se destacar como Pintora, Desenhista e Historiadora. Foi coletora de vários exemplares de botânica e escritora de livros de arte, história e literatura infantil. Em uma época em que a autoria de várias obras por uma mulher não era muito comum, Maria Graham realmente se sobressaiu. Esteve no Brasil em três ocasiões, sendo uma delas como acompanhante da Família Real, incluindo a Princesa Leopoldina e Dom Pedro. Em 1823, foi preceptora da Princesa Maria da Glória, futura rainha de Portugal. No ano seguinte realiza um panorama da cidade do Rio de Janeiro e publica um Diário com suas impressões sobre o Brasil, intitulado “Journal of a Voyage to Brazil na Residence there During Years 1821, 1822, 1823”.