Educação de Superdotados e Talentosos

Educação de Superdotados e Talentosos - Emoção e Criatividade

Organizadores: Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tania Stoltz, Cristina Costa-Lobo, Alberto Rocha e Enrique Vázquez-Justo

Versión impresa

¡En España solamente se venden en librerías!

Versión Digital

Disponible para: Android iOS
por € 17,88 + IVA Añadir a la cesta


Detalles

Autor/Autores: Organizadores: Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tania Stoltz, Cristina Costa-Lobo, Alberto Rocha e Enrique Vázquez-Justo

ISBN v. impressa: 978989712534-8

ISBN v. digital: 978853628429-3

Encuadernación: Tapa blanda

Número de páginas: 298

Publicado el: 22/10/2018

Idioma: Português Brasileiro

Versión Digital (eBook)

Para leer en la aplicación exclusiva de Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones y Tablets con iOS y Android. No compatible con KINDLE, LEV, KOBO y otros lectores electrónicos.

Disponible para las plataformas:

  • Android Android 5 o posterior
  • iOS iOS 8 o posterior

No compatible para lectura en computadoras;
No permite la descarga del libro en formato PDF;
No permite imprimir y copiar contenido.

Compra apenas por el sitio de Juruá Editorial.

Sinopsis

Este livro abrange um conjunto diversificado de temas subordinados ao grande tema da emoção, criatividade na educação dos superdotados, sob a responsabilidade de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais nestas áreas. As diversas temáticas organizam-se numa perspetiva didática, mas, ao mesmo tempo, servem a objetivos tanto de educadores como de investigadores e de outros interessados no tema. O leitor encontrará informação não só sobre investigações e resultados empíricos, mas também sobre revisão da literatura e intervenção educativa com os superdotados e de apoio às suas famílias.

Lúcia C. Miranda (Universidade da Madeira, Ilha da Madeira: Portugal)

Autor/Autores

ORGANIZADORES

FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Realizou Doutorado sanduíche na Universidade Purdue, em West Lafayette, nos Estados Unidos, com foco na área da Criatividade no ensino de superdotados. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e graduada no curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba. Membro do Grupo de Pesquisa: Criatividade e Altas Habilidades/Superdotação (UFPR). Atua como Professora da Rede Municipal de Educação em Curitiba – Paraná. Apresenta suas pesquisas científicas em congressos e eventos com temas relacionados à Criatividade, Afetividade, Desenvolvimento socioemocional, Formação de professores, Direitos humanos, Educação Especial, principalmente com referência à área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Organizadora dos livros: Criatividade na Escola: o desenvolvimento de potencialidades, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e talentos; Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): Criatividade e Emoção; Altas Habilidades/Superdotação (AH/ SD) e Criatividade: identificação e atendimento; Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos.

TANIA STOLTZ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). Coordenou o acordo de cooperação científica entre a Universidade Federal do Paraná e os Archives Jean Piaget, em Genebra, na Suíça (2003-2008). Desde 2008 é coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus, em Alfter, Bonn (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná. Atua desde 1996 como professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Associado IV. Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008. Coordenadora do Centro de Assessoramento Pedagógico do Setor de Educação da UFPR de 2008 a 2010. Membro do Board of Directors da Jean Piaget Society, EUA, gestão 2016-2019. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando como orientadora de dissertações e teses voltadas às discussões em torno dos pensamentos de Jean Piaget, Rudolf Steiner e Lev Vygotsky. Bolsista produtividade do CNPq.

CRISTINA COSTA-LOBO

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia Escolar e Doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho. Docente do ensino superior. Investigadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Investigadora do GICAD, Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho. Elemento da REINEVA – Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação nas Altas Capacidades Intelectuais. Investigadora Integrada do Portucalense Institute for Human Development. Investigadora Integrada no Grupo de Investigación de la Universidad Autónoma de Madrid. Investigadora Associada do GIEDH – Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná. Membro do Conselho Científico da Revista Sobredotação. Docente nos domínios da Cognição, Psicologia da Educação, Psicologia da Saúde Ocupacional, Organização e Gestão de Instituições Educativas, Psicologia Vocacional e Metodologias da Investigação. Investigadora da Universidade Federal do Paraná. Membro do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

ALBERTO ROCHA

Licenciado em Psicologia. Doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Presidente da Direção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), sendo ainda Coordenador do Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (P.E.D.A.I.S.) da responsabilidade da Delegação do Porto e Gondomar, e diretor da revista científica Sobredotação. Dirigiu o Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º Ciclo (PISTAI1). Representante em Portugal da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro do Conselho Editorial da revista digital de ciência nas disciplinas de Psicologia e Educação, Talincrea: Talento, inteligência e criatividade. Membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). Membro do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Membro do European Council for High Ability (ECHA) e do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC).

ENRIQUE VÁSQUEZ-JUSTO

Doutorado em Psicologia, na área da Neuropsicologia; Fundador e Diretor-geral do Grupo Clínicas Êbam; Fundador e Diretor da NeuroPsyc; Especialista em Psicologia Clínica e em Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Membro-fundador e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia; Membro de sociedades nacionais e internacionais de neuropsicológica; Sócio-Fundador da Sociedade Española de Neuropsicología Forense; Docente de Universidad em Espanha e Portugal; Diretor do Brain and Behavior Institute. Investigador em centros de investigação internacionais; Investigador principal e colaborador em diversos projetos de investigação na área das Neurociências; Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos em revistas de impacto internacional; Coordenador Científico de Pós-graduações e cursos na área de Neuropsicologia; Membro do Comitê Científico e Organizador de diversos congressos e reuniões científicas; Fundador do Instituto Gallego del Trastorno por Déficit de Atención y Transtornos Relacionados (INGADA).

COLABORADORES:

África Borges

Ailén Saco

Alberto Rocha

Ana Carolina Lopes Venâncio

Ana Isabel S. Almeida

Antonio Augusto Venetzi Pacheco

Carla Blum Vestena

Carmen Ferrándiz

Cristina Costa-Lobo

Denise de Camargo

Donna Y. Ford

Elena Rodríguez-Naveiras

Enrique Vásquez-Justo

Ettiène Guérios

Fernanda Bachini de Oliveira

Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Florencia Nicolás

Françoys Gagné

Gislaine Cristina Vagetti

Guilherme da Silva Gasparotto

Helena Fonseca

Jane Farias Chagas-Ferreira

Kristina Henry Collins

Lúcia C. Miranda

Manuela Rodríguez-Dorta

Marcelo da Veiga

María José Ruiz-Melero

Michele Kane

Nadia Gagnier

Natanael Matos

Paula Irueste

Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa

Rosario Bermejo

Suzy Pinho-Pereira

Tania Stoltz

Tarek C. Grantham

Ulrich Weger

Valdomiro de Oliveira

Sumario

The Socio-Affective and Academic Impact of Early Entrance to School, Françoys Gagné/Nadia Gagnier, p. 17

Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa, África Borges/Elena Rodríguez-Naveiras/Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45

Supporting the affective needs of creatively gifted children at home and at school, Michele Kane, Ed.D, p. 63

Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina, Paula Irueste/Ailén Saco/Florencia Nicolás, p. 75

Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: Challenges and recommendations for culturally responsive practice, Donna Y. Ford, PhD/Tarek C. Grantham, PhD/Kristina Henry Collins, PhD, p. 89

Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida, Cristina Costa-Lobo/Suzy Pinho-Pereira/Carla Blum Vestena/Fernanda Hellen Ribeiro Piske/Tania Stoltz/Enrique Vázquez-Justo, p. 107

O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento, Jane Farias Chagas-Ferreira/Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127

Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Ana Carolina Lopes Venâncio/Denise de Camargo/Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139

Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação?, Antonio Augusto Venetzi Pacheco/Guilherme da Silva Gasparotto/Gislaine Cristina Vagetti/Valdomiro de Oliveira, p. 155

Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia, Carmen Ferrándiz/María José Ruiz-Melero/Rosario Bermejo, p. 167

Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin, Fernanda Hellen Ribeiro Piske/Ettiène Guérios, p. 189

Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS, Alberto Rocha/Helena Fonseca/Ana Isabel S. Almeida/Natanael Matos, p. 203

A tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados, Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 223

Responder às necessidades dos alunos sobredotados na escola: contributos do Programa Odisseia II, Lúcia C. Miranda, p. 237

Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior, Tania Stoltz/Ulrich Weger/Marcelo da Veiga, p. 251

As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD), Fernanda Bachini de Oliveira/Tania Stoltz, p. 263

Sobre os autores, p. 273

Índice Alfabético

A

  • A tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados. Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 223
  • Ação criativa. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • África Borges. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Ailén Saco. Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Alberto Rocha. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Altas habilidades. As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Altas habilidades. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Altas habilidades. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155
  • Alumnado de altas capacidades. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Alumnado de altas capacidades. Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • Aluno sobredotado. Responder às necessidades dos alunos sobredotados na escola: contributos do Programa Odisseia II. Lúcia C. Miranda, p. 237
  • Ana Carolina Lopes Venâncio. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Ana Isabel S. Almeida. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Antonio Augusto Venetzi Pacheco. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155
  • As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • Atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Autores. Sobre os autores, p. 273

B

  • Bem-estar subjetivo. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107

C

  • Carla Blum Vestena. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Carmen Ferrándiz. Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia. Carmen Ferrándiz / María José Ruiz-Melero / Rosario Bermejo, p. 167
  • Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Criatividade. A tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados. Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 223
  • Cristina Costa-Lobo. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107

D

  • Denise de Camargo. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Desarrollo del talento y la excelencia. Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia. Carmen Ferrándiz / María José Ruiz-Melero / Rosario Bermejo, p. 167
  • Desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127
  • Desenvolvimento socioemocional. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • Docência. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocionaldo estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Donna Y. Ford. Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89

E

  • Edgar Morin. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • Educação. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • Elena Rodríguez-Naveiras. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Emoção. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155
  • Enrique Vázquez-Justo. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Ensino superior. Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • Ettiène Guérios. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • Evidencias empíricas. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155

F

  • Fernanda Bachini de Oliveira. As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Fernanda Hellen Ribeiro Piske. A tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados, p. 223
  • Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • Florencia Nicolás. Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • Françoys Gagné. The socio-affective and academic impact of early entrance to school. Françoys Gagné / Nadia Gagnier, p. 17

G

  • Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89
  • Gislaine Cristina Vagetti. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155
  • Guilherme da Silva Gasparotto. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155

H

  • Helena Fonseca. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203

J

  • Jane Farias Chagas-Ferreira. O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127

K

  • Kristina Henry Collins. Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89

L

  • Lúcia C. Miranda. Responder às necessidades dos alunos sobredotados na escola: contributos do Programa Odisseia II, p. 237

M

  • Manuela Rodríguez-Dorta. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Marcelo da Veiga. Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • María José Ruiz-Melero. Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia. Carmen Ferrándiz / María José Ruiz-Melero / Rosario Bermejo, p. 167
  • Michele Kane, Ed.D. Supporting the affective needs of creatively gifted children at home and at school, p. 63

N

  • Nadia Gagnier. The socio-affective and academic impact of early entrance to school. Françoys Gagné / Nadia Gagnier, p. 17
  • Natanael Matos. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Niños y niñas dotados y talentosos. Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • Nível socioeconômico. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155

O

  • O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127

P

  • Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Paula Irueste. Dificultades socioemocionales reportadas por los padres y madres de niños y niñas dotados y talentosos, consultantes del Servicio de Neuropsicología, Área Infantil, en Córdoba, Argentina. Paula Irueste / Ailén Saco / Florencia Nicolás, p. 75
  • PEDAIS. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Pensar vivenciado. Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia. Carmen Ferrándiz / María José Ruiz-Melero / Rosario Bermejo, p. 167

Q

  • Qualidade de vida. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107

R

  • Racial identity. Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89
  • Recursos multifuncionais. As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Responder às necessidades dos alunos sobredotados na escola: contributos do Programa Odisseia II. Lúcia C. Miranda, p. 237
  • Respuesta educativa. Ajuste personal y social del alumnado de altas capacidades: evidencias empíricas y respuesta educativa. África Borges / Elena Rodríguez-Naveiras / Manuela Rodríguez-Dorta, p. 45
  • Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa. O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127
  • Rosario Bermejo. Programas de enriquecimiento para el desarrollo del talento y la excelencia. Carmen Ferrándiz / María José Ruiz-Melero / Rosario Bermejo, p. 167

S

  • Singularidades. O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127
  • Sobredotados. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Social-emotional learning. Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89
  • STEAM. Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS. Alberto Rocha / Helena Fonseca / Ana Isabel S. Almeida / Natanael Matos, p. 203
  • Superdotação. As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Superdotação. Emoção, práticas de docência e o desenvolvimento socioemocional do estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ana Carolina Lopes Venâncio / Denise de Camargo / Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 139
  • Superdotação. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155
  • Superdotados. A tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados. Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 223
  • Superdotados. O desenvolvimento socioemocional de superdotados: descrevendo singularidades e identificando possibilidades de atendimento. Jane Farias Chagas-Ferreira / Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa, p. 127
  • Superdotados. Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189
  • Supporting the affective needs of creatively gifted children at home and at school. Michele Kane, Ed.D, p. 63
  • Suzy Pinho-Pereira. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107

T

  • Tania Stoltz. As atividades lúdicas na sala de recursos multifuncionais para alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fernanda Bachini de Oliveira / Tania Stoltz, p. 263
  • Tania Stoltz. Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • Tania Stoltz. Parentalidade de sobredotados: qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida. Cristina Costa-Lobo / Suzy Pinho-Pereira / Carla Blum Vestena / Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz / Enrique Vázquez-Justo, p. 107
  • Tarek C. Grantham. Giftedness, racial identity, and social-emotional learning: challenges and recommendations for culturally responsive practice. Donna Y. Ford, PhD / Tarek C. Grantham, PhD / Kristina Henry Collins, PhD, p. 89
  • Tecnologia como apoio ao desenvolvimento da criatividade de superdotados. Fernanda Hellen Ribeiro Piske, p. 223
  • The socio-affective and academic impact of early entrance to school. Françoys Gagné / Nadia Gagnier, p. 17

U

  • Ulrich Weger. Atividade criativa para o desenvolvimento do pensar vivenciado e autotransformação no ensino superior. Tania Stoltz / Ulrich Weger / Marcelo da Veiga, p. 251
  • Um olhar complexo para a ação criativa na educação de superdotados: contribuições a partir de Edgar Morin. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Ettiène Guérios, p. 189

V

  • Valdomiro de Oliveira. Existe relação entre o nível socioeconômico, o estado emocional e os sentimentos de crianças com altas habilidades/superdotação? Antonio Augusto Venetzi Pacheco / Guilherme da Silva Gasparotto / Gislaine Cristina Vagetti / Valdomiro de Oliveira, p. 155